Consulta e orçamento Cel (21)99295-9585 

 

FINANC. HABITACIONAL

FINANC. HABITACIONAL

 
Um erro bastante comum entre as pessoas que querem comprar um imóvel é deixar de providenciar de antemão as documentações necessárias para atender a burocracia bancária.
A contratação de um profissional na área imobiliária é imprescindível para que a negociação ocorra com segurança e no fim das contas a transação seja menos onerosa.
 
Contratar os serviços de um Corretor de Imóveis credenciado ao CRECI e com experiência em financiamento habitacional para montar e acompanhar seu processo da simulação de crédito até a entrega de chaves em suas mãos é a melhor forma de comprar o seu imóvel.
Já pensou a frustração de encontrar o imóvel dos seus sonhos e perdê-lo porque o seu financiamento não saiu em tempo hábil?
 
Lembre-se que o seu gerente pode ter garantido que o financiamento sairia, mas não é ele quem dará a decisão final e você pode acabar tendo seu financiamento negado, ou apenas parte do valor que precisava liberado.
Somente após ter tido o seu crédito aprovado é que terá certeza absoluta de quanto poderá gastar com o imóvel. Ter crédito aprovado não significa levantar o financiamento e começar a pagar as parcelas, mas apenas ter a certeza de que terá o dinheiro quando precisar, desde que, é claro sua busca pelo imóvel não demore demais e as condições de mercado não mudem significativamente.
Passo a Passo para o Financiamento Imobiliário:
 
O processo de se levantar um financiamento imobiliário não é rápido, simplesmente porque envolve pessoas e burocracias. Apesar dos processos em cada um dos bancos não ser exatamente igual, pode-se dizer que de maneira geral eles incluem os seguintes passos:
  
1° Passo - Simulação
 
Com alguns dados pessoais básicos como data de nascimento, renda familiar, valor de FGTS, consegue-se levantar a capacidade financeira para comprar um imóvel e saber o valor de entrada, parcelas, taxa de juros, subsídio que será liberado entre outras informações. 
 
2° Passo - Análise de crédito
 
Sabendo de sua capacidade de crédito, o próximo passo é preencher os formulários do banco, preparando assim toda a documentação para que no momento em que você achar o imóvel esteja tudo pronto para dar entrada, adiantando assim o processo e evitando perder o imóvel no qual teve interesse. 
 
A documentação básica a ser providenciada neste momento é comprovante de renda, certidão de estado civil, comprovante de endereço e documentações pessoais dos interessados.
 
Nos financiamentos é possível incluir a renda do cônjuge, do noivo ou dos companheiros em união estável que poderão compor suas rendas no pedido de financiamento. A soma das rendas obtidas será usada para calcular o percentual de comprometimento de renda. Vale lembrar que os bancos permitem a soma das rendas, mas em geral exigem um mínimo individual.
 
3° Passo – Encontrar o Imóvel
 
Agora é o momento de procurar o imóvel, a procura antes dos passos acima pode trazer desgastes e dissabores pelo fato de você ainda não saber o limite do valor do imóvel que pode comprar. Tendo feito a simulação e delimitado seu crédito agora fica mais fácil direcionar seus esforços na procura do imóvel compatível com suas capacidades.
  
4° Passo – Proposta de Compra
 
Tendo encontrado o imóvel adequado não perca tempo, faça uma proposta de compra por escrito e exija a aceitação desta proposta assinada pelo proprietário ou responsável pelo imóvel. 
  
5° Passo - Documentação do Imóvel e dos Vendedores
 
Agora é o momento de seu Corretor levantar a documentação do imóvel, matricula atualizada, espelho de IPTU etc., e os documentos proprietários, pois esses documentos serão usados pelo seu banco para análise jurídica e viabilização da negociação.
  
6° Passo - Avaliação
 
Neste momento o seu banco deve enviar um especialista para vistoriar e elaborar um relatório de avaliação do imóvel no qual você está interessado. O valor estimado na avaliação vai servir de parâmetro para determinar o valor do seu financiamento, além de determinar se o imóvel preenche os requisitos do financiamento, como não exceder o valor limite de financiamento, etc.
O corretor despachante é muito importante neste momento pois é ele quem deve acompanhar o especialista na visita do imóvel e dar os parâmetros corretos, como valor mercadológico de imóveis adjacentes.
  
6° Passo - Análise jurídica
 
Com toda documentação em mãos e avaliação do especialista (normalmente um engenheiro), começa o que chamamos de análise jurídica do financiamento, pois não basta você ter condições financeiras de comprar o imóvel e este estar em linha com as especificações do financiamento. É preciso analisar se a documentação do imóvel e do vendedor estão corretas.
Somente através da análise jurídica que o banco confirma que não há riscos na compra do imóvel. Isso tudo é visando uma compra limpa e segura para o cliente.
 
7° Passo - Assinatura e Registro do Contrato
 
Não havendo restrições jurídicas na análise dos documentos e na avaliação do imóvel, o seu banco aprovará a transação e emitirá um contrato particular de compra e venda com financiamento, que tem força de escritura pública. Depois que você e o vendedor assinarem o contrato, você terá de tomar as seguintes providências imediatamente:
 
· Pagar o Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI).
· Levar o contrato para o Cartório de Registro de Imóveis para registro.
  
8° Passo - Liberação de recursos (Ufa...)
 
Concluídas as etapas anteriores você deverá enviar uma via do contrato registrado para que o seu banco libere o recurso ao vendedor. Em geral, isso é feito através de depósito em conta corrente, ordem de pagamento ou DOC, em até três dias úteis após o recebimento do contrato registrado.
  
9° Passo - Pegar as Chaves do Imóvel
 
Liberado o valor na conta do vendedor do imóvel é só pegar as chaves reunir a família e preparar a mudança.
 
10° Passo - Comemorar!!!
 
É hora de fazer aquele tradicional churrasco, chamar a família e se porventura o seu corretor tiver feito um bom trabalho poderá ser convidado para comer um bom churrasco ok rs.
 
 * Agora que você já tem uma noção mais clara das etapas e processos envolvidos na hora de levantar um financiamento imobiliário, consulte-nos ou faça-nos uma visita.